Leda Coletti
Escritora e Acadêmica da APL
Todos somos crianças grandes. Quem não tem sonhos?
Quando menos esperamos, estamos a construir castelos na areia, como as quando estão nas praias. Mas, a maré vem e eles se desfazem….
Thales Castanho de Andrade foi um sonhador. Seus sonhos eram ricos de idealismo e como tais, não poderiam diluir como os castelos construídos em terreno arenoso e por demais movediços. Para isso buscou um solo fértil – o da Educação-, conhecedor que era das almas infantis e juvenis. Era autêntico educador.
Com histórias, envolvendo personagens humanos, animais e vegetais, ele ensinou ecologia a escolares, desde as primeiras décadas do século passado e continua a fazê-lo nos dias atuais, através de suas ricas obras literárias.. Associa a essas lições ecológicas, civismo e fraternidade, passando-nos a mensagem da harmonia de se viver num mundo em que todos se entendem e se juntam para preservar o que é bom: na natureza, no ambiente em que se vive e para o que lhe faz bem, sobretudo ao coração.
Nós piracicabanos rendemos um preito de gratidão àquele que semeando palavras a granel, conseguiu produzir frutos que se multiplicarão pelas gerações futuras.