O Encantador de Crianças

Elisabete Bortolin
Escritora e Acadêmica da APL

Thales Castanho de Andrade, piracicabano da gema, fomos privilegiadas com tal presença em nossa cidade. Oh! Thales, Saudade suas entre nós que vivemos um momento de isolamento dentro de nossas casas impedidas de sair às ruas por conta da pandemia. Quais novas histórias você nos contaria sobre esses dias?

Você nos brindou com maravilhosas histórias contadas com muita emoção. As crianças ficavam embevecidas ouvindo o que acontecia com cada personagem dos seus livros.  Que legado você nos deixou.

A Filha da Floresta se você vivesse em 2020, veria as queimadas e incêndios volumosos acabando com nossa Amazônia, dilapidando as árvores por conta da ganância de madeireiros. Oh! Thales ainda bem que você não está presente para ver isso.

El Rei Dom Sapo, o que ele nos diria das águas poluídas dos nossos rios Piracicaba e Tietê?

Bem Te Vi Feiticeiro, precisamos de seu encantamento e feitiçaria para acabar com quem faz tráfico de animais em nosso país. Os setores governamentais responsáveis, não tem dado conta de vencer mais esse tipo de corrupção.

Bela, A Verdureira, se você soubesse quantos tipos de agrotóxicos estão contaminando nossos legumes, verduras e plantações, ficaria decepcionada.

Árvores Milagrosas, poderosas que nos dão sombras, renovam o ar que respiramos, nos oferecem seus frutos e nos encantam com suas flores. Ainda nos resta a esperança de replantar árvores ao redor do mundo. As sementes da vida sempre se renovam.

Vida na Roça e Fim de Mundo, voltar a viver na roça, saindo dos centros urbanos, muitas famílias tem feito essa opção. Fugir desse concreto armado, quente, que sufoca e nos distancia da natureza. Esse será o Fim do Mundo se a população não voltar a reconhecer o valor da Vida na Roça.

Campo e Cidade, O Sono do Monstro que quer devorar a vida de quem está submerso em sonhos de devastação. Assistindo em redes sociais devaneios que se transformam numa realidade cruel.

Rainha dos Reis, Praga e Feitiço, traz para nossas crianças a volta das brincadeiras de pura alegria como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, cabra-cega, vividas ao ar livre sem a contaminação das telas do universo digital de hoje, com gosto de sorvete de isopor.

O Capitão Feliz, A Fonte Maravilhosa, seria a água o elixir da vida, capitaneada finalmente por pessoas que sabem cuidar da saúde da população?

Itaí, o Menino das Selvas, O Mistério das Cores, Estamos num mundo onde o progresso quer derrubar todas as Selvas que encontrar onde aprendemos que vida é cor, vibração e energia.

Flor do Ipê, O Melhor Presente, que árvore magnífica é o ipê, um dos símbolos de nossa querida Piracicaba. Realmente o melhor presente que recebemos foram todos esses livros como um legado para nossa cidade através da Maior Criança Grande do Brasil de seu venerável e honrado Professor Thales Castanho de Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *