Uma História Verdadeira

Aracy Duarte Ferrari
Escritora e Acadêmica da APL

“…Cívicas lições de amor a vida rural
respeito ao homem do campo e orgulho pela nacionalidade…” (Senado…1990)

O professor Thales Castanho de Andrade, piracicabano, ruralista número um, realizador de seus sonhos, foi professor e deu aulas na rede pública de ensino,durante parte de sua vida. Foi pioneiro da leitura infantil, conforme registro e elogio do escritor e amigo Monteiro Lobato e notabilizou-se com romance juvenil, infanto-juvenil, chamado “Saudade”, escrito em 1918.

            Em suas obras, Thales deixou explícitas regras precisas para a proteção do meio ambiente, alertando sobre as prováveis consequências, caso o ecossistema não fosse respeitado e tratado corretamente. Era um intencionalista ecológico.

            Ao perceber, naquela época, a chegada rápida do desequilíbrio ecológico, iniciou um trabalho direto com as escolas, propondo soluções viáveis para muitos problemas, e toda a teoria e a prática desenvolvidas, estão inseridas nos seus livros “Filhas da Floresta”, “Bem-te-vi”, “Feiticeira”, “Bela”, “A verdureira”, “Árvores Milagrosas”, “A Fonte Maravilhosa” e “Flor do Ipê”, deixando bem claro o seu objetivo prioritário de proteger o meio-ambiente.

            Thales soube, como ninguém, utilizar a habilidade de contador de histórias para despertar a imaginação infantil, incessante e modificadora, preparando os jovens para serem futuros defensores ecológicos em sua própria casa, local de trabalho e na comunidade.

            O trabalho incessante do educador teve bons resultados, mas poucos recursos foram destinados, naquela época, para a ecologia, ou para alicerçar os seus projetos pioneiros. Mesmo atualmente, quando a sociedade está muito mais preocupada com os altos riscos que representam o desequilíbrio das forças da natureza, e acha importante investir em projetos e dar suporte operacional a tudo que possa proteger e recuperar o meio-ambiente, a obra de Thales de Andrade continua relegada à segundo plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *